Esse é nosso "chat"

Somos da comunidade

;

Minas em mim

;

Ouro Preto

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto


 A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto foi o primeiro hospital erguido em terras mineiras e ainda hoje, é o único da cidade.
         A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia, cuja padroeira é Sant´Anna, foi fundada em outubro de 1735, através de recursos deixados pelo minerador português, capitão-mor Henrique Lopes de Araújo.
         Em um dos ofícios da época, o governador de Minas diz que os ouro-pretanos se reuniram, venderam as lavras doadas pelo capitão-mor e, com o dinheiro, “compraram casas em sítio acomodado que fizeram hospital; e desde logo trataram de fazer curar os doentes e mais obras de caridade, que são do instituto da Irmandade da Misericórdia”. Os doentes eram tratados por “devotos”.
          O hospital mudou-se poucas vezes. Em 1794, ocupava um imóvel na Praça Tiradentes, ao lado da capela original de Sant´Ana que hoje não existe mais. Em 1854, mudou-se para o Palácio dos Bispos e foi indenizada pela troca. Em 1885, passou a ocupar a histórica Chácara Xavier, na atual rua Padre Rolim, que pertencia, então, ao governo provincial, que o utilizava como quartel policial. O casarão foi duplicado, tomando o formato que tem hoje.
           Ao completar 265 anos de existência, em outubro de 2000, a Santa Casa mudou mais uma vez seu hospital para um prédio moderno, no bairro Bauxita, construído pelo então prefeito José Leandro Filho, onde se encontra até hoje.

http://www.santacasaouropreto.com.br/historico.php

Um comentário:

  1. Alguém do blog tem como me dizer como conseguiram essa foto antiga da santa casa. muito obrigado. Meu nome é flávio e meu facebook é Flávio Simpático

    ResponderExcluir